Sobre a Pesquisa

Procurando aprender para fazer melhor...

As leituras e trabalhos orientados pelas disciplinas desse semestre, no PPGP, têm levado a turma a estudar a educação básica no Brasil sob muitos enfoques e também abordado diferentes períodos de sua evolução histórica e social.  Fico me inquietando, em meio a todos os afazeres acadêmicos necessários ao andamento do curso e as minhas rotinas e práticas profissionais, voltadas para auxiliar a gestão de uma instituição federal de ensino superior, que comecei a selecionar alguns artigos, on line. Queria conhecer um pouco mais sobre os reflexos desses momentos políticos e sociais estudados na educação superior no Brasil e sua realidade de hoje.
Fico pensando que é possível aprender muito com o passado e utilizar esse aprendizado para a construção de propostas de ação. Elas tendem a ser mais amadurecidas e eficientes se pensadas dessa forma. Digo isso porque sinto em minha rotina profissional a necessidade de compreender melhor o que vivemos hoje, no Brasil, na área da educação. Em virtude disso, selecionei alguns artigos e links sobre os quais tenho feito comentários e que postarei nesse blog.
Algumas postagens aproveitarão as indicações de nosso grupo de estudos, cujo tema de estudos é Educação Superior no Brasil. Esse grupo foi formado com o apoio do programa de mestrado e tem  atendido a necessidade minha e de alguns colegas por causa de nosso interessse sobre o tema, tendo em vista as atividades profissionais exercidas. Ele conta com a orientação de um professor e de uma tutora que muito tem nos desafiado.
Outra fonte de postagens será a base de documentação construída por minha preciosa equipe de trabalho. Juntos, temos feito pesquisas e algumas reflexões sobre nossa prática diária e nossas propostas de ações. Isso tem gerado discussões ricas em busca de melhores resultados para nossos procedimentos administrativos e o aumento de nosso conhecimento na área.
Graças a isso e, também, a tudo que tenho aprendido nesse mestrado profissional estou, cada vez mais, descobrindo que algumas reformulações para velhas práticas e pequenas novas ações podem surtir bons efeitos na nossa vida profissional e no produto do nosso trabalho. Sendo assim, não só  políticas públicas  ou programas de governos podem modificar a realidade de nossa educação. É cada um fazendo melhor a sua parte, mas também procurando aprender com todo o conhecimento disponível... Parece uma boa aventura...
A construção desse blog aproveitou a oportunidade e os conhecimentos viabilizados pela disciplina de Linguagens e suas Tecnologias II e sua finalidade é a partilha desses registros e pesquisas.
Espero muito receber indicações e comentários sobre links e artigos que possam enriquecer meus conhecimentos e ser partilhados com meus colegas, equipe e todos que  acessarem este espaço.

Abraços,